Saque extraordinário do FGTS: possibilidade de movimentação da conta vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Com a publicação da Medida Provisória nº1.105, em 17 de março deste ano, o Governo Federal possibilitou a movimentação da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, pelos trabalhadores, para saque extraordinário de recursos até o limite de R$ 1.000,00 (mil reais), devendo ser feito até o dia 15 de dezembro.

É importante esclarecer que os valores que estiverem bloqueados na conta não poderão ser sacados. Assim, para conferir a quantia que poderá sacar, é possível, a partir do dia 08 de abril, consultar sua conta pelo aplicativo do FGTS disponibilizado para smartphones nas lojas de aplicativos.

O calendário de pagamento do saque extraordinário já foi divulgado pela Caixa Econômica Federal e será feito de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

A partir do dia 20 de abril, os nascidos em janeiro já poderão realizar o saque e, no dia 30 de abril, aqueles nascidos em fevereiro. O calendário completo para consulta está disponível no site do Governo Federal, acessível através do link que disponibilizaremos ao final.

Após o crédito do valor, será possível utilizá-lo para o pagamento de quaisquer despesas, como boletos e contas, além de ser possível sua transferência para outra conta, inclusive via PIX. Caso o trabalhador prefira, poderá também sacar este dinheiro.

https://www.gov.br/pt-br/noticias/trabalho-e-previdencia/2022/03/governo-federal-divulga-calendario-do-saque-extraordinario-do-fgts

Leave a Comment